Acic reúne associados para o último encontro do ano

Criciúma (SC)

A sala da diretoria da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) voltou a receber na manhã desta quarta-feira, 29, os associados da entidade para um momento de troca de experiências, integração e também uma oportunidade para escutar demandas e sugestões das empresas.

Com quase dois mil sócios, a Acic tem recebido mensalmente representantes de empresas associadas, que são recepcionados pelo presidente da entidade, Valcir José Zanette, pela diretora executiva, Maria Julita Volpato Gomes, e pelos colaboradores.  

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Mais Sul - 795 x 205 px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

O presidente da entidade apresentou aos associados os eixos de trabalho da atual diretoria. Tecnologia e inovação, negócios internacionais, infraestrutura, saúde, segurança pública, educação, apoio às micro e pequenas empresas são algumas das áreas de atuação.

“O foco do nosso trabalho são os associados e, por isso, a importância desse encontro de aproximação. Queremos estar junto aos associados, e especialmente contribuir de forma intensa com os pequenos e médios empresários, que conhecem muito do seu negócio, mas muitos ainda precisam de apoio na gestão e queremos contribuir com esse desenvolvimento”, destaca o presidente da Acic.

Zanette reforçou a importância do trabalho realizado por meio dos núcleos empresariais da entidade. Atualmente, são 23 núcleos, que envolvem mais de 400 empresas. Os núcleos formam um ecossistema que tem como objetivo contribuir para a quebra do isolamento das micro e pequenas empresas, desenvolvendo negócios por meio de iniciativas empreendedoras.

A diretora executiva, Maria Julita Volpato Gomes, apresentou a estrutura e o funcionamento da entidade, o foco principal do planejamento operacional, o fortalecimento do relacionamento com o associado, além de apresentar os projetos estratégicos da associação, como o Cultura Acic, os prêmios de Matemática e de Jornalismo, ExpoMais e Revista Liderança Empresarial.  

A diretora ressaltou ainda o importante papel exercido pelo presidente e toda a diretoria da entidade, que desempenha um trabalho voluntário, representando os interesses da classe empresarial e discutindo os assuntos que envolvem o desenvolvimento da região.

Núcleos setoriais

Durante o encontro, alguns representantes de empresas que já participam dos núcleos empresariais se manifestaram, enaltecendo a importância do trabalho desenvolvido.

Diogo Goulart Estevam, da Nova Visão Treinamentos, compartilhou sua experiência com o Núcleo de Jovens Empreendedores. “Na associação, estou tendo a oportunidade de ampliar os relacionamentos e fazer networking”, pontua.

Estevam também reforça a importância da Rede de Talentos, plataforma de recrutamento e seleção de pessoas da entidade, ao mesmo tempo em que destaca a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada no mercado.

A empresária da Grafite 0.3 Arquitetura Jamile R. de Bem Lindermann, integrante do Núcleo da Mulher Empresária, pontua o quanto participar do núcleo abriu oportunidades de negócios e de conhecimento. “Fui muito bem acolhida na Acic e no Núcleo da Mulher. São realizadas diversas ações que proporcionam capacitação, networking e negócios. Falando desse momento de hoje, é extremamente importante para nos aproximarmos ainda mais da entidade”, considera.

O engenheiro ambiental Leomar Cardoso Cunha, integrante do Núcleo do Meio Ambiente, enalteceu o importante papel da Acic e dos núcleos. “O trabalho que a entidade faz é muito importante para dar voz às demandas do segmento”, entende Cunha, que também solicitou atenção da entidade em demandas com relação as regulamentações fundiárias na cidade.

“Participo do Núcleo de Corretores de Seguros desde a sua fundação, em 2014, e procuramos a Acic por ser uma entidade respeitada, com uma estrutura adequada, e envolvida com as questões da sociedade”, comenta Sandra Brunelli, da Unicinco Seguros. Ela também observou a dificuldade de profissionais qualificados para o mercado imobiliário.

A Acic, por meio do eixo da Educação, está estudando quais as ofertas hoje existentes de qualificação e quais realmente necessitam de uma atenção, por meio da Rede de Talentos, para buscar contribuir com essa necessidade constante das empresas.

O associado Guilherme de Souza Loch, da Contempla Construções, também conta que se associou à Acic buscando justamente o relacionamento com outros empresários. “O networking é extremamente importante e encontramos aqui essa possibilidade”, coloca. 

A associada Silvana Colombo Bonfantes, da Biofhitus Laboratório Nutracêutico, também salientou a importância dos incentivos para a instalação de empresas.

Diagnóstico para as micro e pequenas empresas

Ainda durante o encontro foi compartilhado junto aos associados a recente parceria firmada com o Sebrae, que oferecerá para as micro e pequenas empresas o Projeto “Como Anda A Sua Empresa” – Caase, na qual serão aplicadas uma hora de diagnóstico e uma hora de consultoria gratuita. O trabalho é uma oportunidade para as empresas medirem a maturidade da gestão e definirem as estratégias para aprimorar pontos de dificuldades.

Participaram do 13º Café com o Associado as empresas: Nova Visão Treinamentos, Biofhitus, Quimicer Produtos Químicos, Webmais Sistemas, Grafite 0.3 Arquitetura, Medset, Contra Fogo Jung, Óticas Diniz, Rhitmoo, Unicinco Seguros, Leomar Cardoso Cunha Meio Ambiente e Segurança, Completa Construções e Ajna Consultoria e Treinamentos.


Quer receber as notícias na palma da sua mão? Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.


 

Leia também